Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Essa tal de "felicidade"





foto do Parque Celso Daniel tirada por mim há 3 anos



Assisti a um programa na TV Globo, dizendo sobre essa tal de felicidade. Deram exemplos de pessoas e povos que são mais felizes por isso ou aquilo.

Reservo-me o direito de discordar totalmente do que foi exposto nesse programa. Aliás, acho que produziu mais mal do que bem às pessoas. 

Pelo que tenho vivido e observado (e agora estou falando da minha própria experiência), não precisei de nada daquelas fórmulas que eles indicam para adquirir a tal da "felicidade", que é um termo que como "amor", "fé", etc., não deveria ser usado genericamente. É assunto de foro pessoal e íntimo. Cada um sabe de si e apresentar fatos e depoimentos como se fossem "receitas de felicidade" só vão levar mais ansiedade e frustração às pessoas.

Saber o que é bom para cada um de nós é tarefa pessoal e intransferível. Há que se viver num estado de consciência cada vez mais afinado, percebendo o mundo como ele é e tratando de se colocar disponível para aprender com tudo o que pudermos enquanto estamos por aqui. Aos poucos o caminho vai se mostrando mais claro. 

Acontece que as pessoas têm pressa de obter essa tal de "felicidade", como se não sentir-se pleno de bem estar fosse algo vergonhoso que deveria ser escondido a sete chaves. A sociedade é muitas vezes cruel para com os seus membros e há uma sutil satisfação em mostrar-se "feliz", com "tudo em cima", basta ver as redes sociais e as fotos das pessoas que se reunem  em família, mostrando todos os dentes num sorriso avassalador. Isso só convence os tolos. 

Dizer que uma senhora com mais de 60 anos é feliz PORQUE  arrumou um parceiro tão idoso quanto ela e sai por aí dançando todas e dizendo que é feliz, pode ser um desses exemplos aos quais me referi acima. No mínimo o casal deve ter postado uma foto nesses sites onde cada um dá um "show de felicidade" maior que o outro.

Pois eu digo que há uma falta de respeito com pessoas que são mais introspectivas, não gostam de sair "balançando a roseira" por aí, têm hobbies mais discretos (como ler, escrever, conversar com algumas pessoas dotadas de uma certa sabedoria) e que nem por isso são infelizes. 

Cada um sabe de si. O mundo está ficando muito big brother, e o pior é que as pessoas se sujeitam a participar desse circo. Sabem como matam siris? Colocam os bichos dentro de um caldeirão com água fria e ligam o fogo. Os coitados morrem sem perceber. Há muita gente que já está dentro desse caldeirão da ditadura e nem percebeu...

Eu não vou dizer aqui sobre minha felicidade. Não interessa a ninguém. Só a mim. E posso garantir que aprendi muito bem a cuidar de minha vida. Dos exemplos mostrados no programa da Globo não há um que sirva para alguém  que queira se feliz.

O caminhar consciente já é suficiente para nos mostrar como viver bem. É só fazer um pequeno esforço. O resto é marketing...

Apenas uma dica que considero relevante: para saber se você está se saindo bem nesta vida, basta consultar seu coração e observar se dele está germinando a semente do amor e da compaixão. Essa sim, pode ser a resposta.



Nenhum comentário: