Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PORTA TALHERES





Quem de vocês conhece as peças da foto?

Mesmo quem conhece garanto que não as vê há longo tempo. Explico porque. São os antigos porta-talheres, que ninguém mais usa. Além de quase não se fazer refeições em casa, com a família toda reunida e conversando à mesa, as pessoas mal têm tempo de engolir o que empurram goela abaixo nos restaurantes e lanchonetes. E o velho e saudável hábito de comer devagar foi-se, acredito, para as calendas. Repararam como as pessoas eram mais esbeltas antigamente? É só ver uma foto dos anos 40/50/60 do centro da cidade de São Paulo. Todos magros, bem vestidos, as mulheres de tailleur e salto alto, os homens de terno e gravata além do chapéu, 

Não sou saudosista. Gosto de inovações, mas convenhamos: nem todas as novidades deveriam descartar o que nos ajuda. Sim, porque o porta talheres ajuda a emagrecer. O fato de você colocar garfo e faca "descansando"  leva à conversação, e o organismo se satisfaz com menos comida. O cérebro avisa que aquela porção no prato já foi suficiente. 

Hoje coloquei o porta talheres à mesa, para almoçar com os filhos e eles nem sabiam o que era aquilo. Foi divertido. Expliquei que minha tia (recentemente falecida) chegou a usá-lo quando era mocinha e pesava 38 kg depois de adulta. O máximo que chegou foi a 42 kg. Sempre teve vontade de engordar e não conseguiu. Será que porta-talheres tem algo a ver com isso? Acredito que não, mas foi bom filosofar um pouco sobre o assunto!

Nenhum comentário: