Total de visualizações de página

domingo, 8 de março de 2015

VIVER MAIS PROTEGIDO E CONECTADO



Just Like Heaven
http://photo.net/photodb/photo?photo_id=17919867


O mundo anda tão emporcalhado com corrupção por todos os lados, que cada vez mais sinto necessário criar um mundo à parte, protegido de toda sujeira, para que a vida seja possível. A auto-proteção começa, não por desinformação do que está acontecendo -afinal precisamos saber daquilo que nos rodeia - mas por desenvolver sistemas de filtragem no uso do nosso tempo de maneira a não nos afastarmos de nossos valores. Continuar a querer bem, a colaborar com pessoas, a prestar pequenos favores, oferecer palavras de incentivo àqueles que continuam em sua luta pelo pão de cada dia, ajudar no que for possível (às vezes um olhar mais atencioso, uma palavra gentil na hora certa, um sorriso de compreensão é tudo o que se precisa). Ajustar a sintonia fina dos nossos sentidos e olhar ao redor com olhos de "primeira vez" ajuda bastante. Aquele seu vizinho a quem você tem pré disposição de julgá-lo por algum motivo superficial, é às vezes pessoa de bom coração que está precisando apenas de um pouco de atenção. O movimento tem que começar a partir de nós em direção ao outro e tudo fica mais fluido, mais leve.

Não é fácil viver, todos temos nossos perrengues, mas um problema compartilhado com alguém que tem a boa vontade de apenas ouvir o outro, já diminui sua carga pesada. 


No fundo temos sentido que o mundo precisa de mais amor e compaixão. Há muita gente que já vive isso de forma intensa. Sempre há quem nos dê exemplos edificantes ao longo de apenas um dia. Se assim não fosse, os dramas humanos estariam mais disseminados e aparentes. Há ajuda sutil e oculta do nosso alcance, que está sendo providenciada por pessoas de quem menos esperamos. 


Se cada um começar em sua vizinhança, sua rua, seu bairro a prestar atenção às muitas oportunidades de uma pequena ajuda, e o quanto esta seria valiosa para umas tantas pessoas, viveríamos com mais leveza apenas por termos feito alguma coisa por alguém a cada dia. 

Nenhum comentário: