Total de visualizações de página

domingo, 12 de abril de 2015

MISTÉRIOS DA MENTE



Resultado de imagem para nossa mente

imagem da internet



Por que  algumas cenas passadas voltam de vez em quando à memória, mesmo que aparentemente não tenham tido o menor significado para mim? 

Por exemplo, me vejo em duas situações totalmente comuns, que voltam à memória de tempos em tempos, sem que tenha havido intenção de fazê-las surgir na mente.

Uma vez, estava em São Vicente, isso há muitos anos, devia ter uns 18, 19 anos e passei por um local onde havia um tipo de edifício pintado de branco, com um muro arredondado, que não me recordo o que era, se uma igreja ou repartição pública. Lembro-me bem do muro arredondado e eu estava na calçada passando por lá.  Outra vez eu já tinha entre 27 e 30 anos, estava saindo da casa de uma manicure, por um corredor que ficava paralelo ao jardim da casa. Nos dois casos não havia acontecido nada que me tivesse deixado abalada emocionalmente. 

Então fico pensando que nossa mente tem várias gavetas, e numa delas talvez sejam guardados os momentos em que houve uma grande conscientização, embora nenhuma intenção consciente de registrar os fatos. Só que para a mente isso não deve fazer diferença. A diferença está na força consciente que produz um registro indelével. Mais tarde, com o correr dos anos, esse registro volta à tela mental sem que saibamos o motivo. E outras coisas que teriam sido mais marcantes em minha vida, envolvendo pessoas e questões emocionais carregadas de intensidade, entraram para o território da maioria dos sonhos que temos, ou seja, um lugar a que não teremos acesso nunca mais. Só sei que existiram quando alguém faz referência a esses momentos e eu percebo que não me recordo deles.

A vida é mesmo um mistério para ser vivido e não para ser solucionado!

Nenhum comentário: